... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

domingo, 18 de março de 2012

                                                   A SOMBRA DA ÁGUIA


A história é baseada num acontecimento real: em 1812, na campanha da Rússia de Napoleão, um grupo de soldados espanhóis, antigos prisioneiros, integrados à força no exército francês é tomado por herói no preciso momento em que tenta desertar, passando-se para os russos. O imperador envia mesmo uma carga de cavalaria em auxílio do batalhão espanhol. Mas este episódio não passa de um pretexto para o autor descrever o que de mais básico decorre do interior de cada homem: a coragem, a cobardia, o medo, a ambição, a ignomínia, o desprezo …
            
 Nunca tinha lido este autor e, apesar de o tema não me agradar, particularmente, gostei do registo de escrita um pouco ‘livre’, ao estilo de Saramago.

Arturo Pérez-Reverte nasceu em Cartegena, em 1951. Foi jornalista, tendo trabalhado durante muitos anos como repórter de guerra. Dedicou-se à literatura desde 1980, tendo-se tornado membro da Real Academia Espanhola, em 2003. Na sua obra, traduzida em quase 30 idiomas, revela uma visão pessimista da existência. Continua a ser polémico enquanto jornalista e escritor. Escreveu: "O cemitério dos barcos sem nome", "Território Comanche", "O hussardo", "O pintor de batalhas" e os seis romances da série de aventuras “Capitão Alatris”.









2 comentários:

  1. Olá, Ana!

    O tema aqui sugerido é interessante; começando com uns "heróis resultado dum equívoco", que certamente lhe terá estragado os planos...
    Não conheço o livro, nem o autor, mas este universo da guerra é definitivamente filão inesgotável para quem goste de abordar o tema...

    E até ao próximo comentário; boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vítor

      Eu também só conhecia o autor de nome, nunca tinha lido nada dele. Confesso quer não me apaixonei pela escrita do senhor, mas uma colega prometeu-me emprestar-me outro livro dele, porque acha que vou gostar. E arrisco. : )

      Uma boa semana para si também. : )

      Eliminar