... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

quarta-feira, 18 de abril de 2012


CLARABOIA

Claraboia foi o segundo romance escrito por Saramago, no início da década de 50, mas a editora a quem o autor entregou a obra só respondeu 40 anos depois. Daí Saramago ter recusado a sua publicação enquanto fosse vivo. Não encontramos, ainda, as características de oralidade que definiram o estilo de Saramago, sobretudo no que respeita à sintaxe e à pontuação, e que parecem esbater-se nos últimos trabalhos do autor.
A história passa-se num prédio de uma modesta rua – não identificada - de Lisboa, no início dos anos 50. O poder de observação psicológica de Saramago apresenta-nos os dramas quotidinanos, as pequenas tragédias e comédias das seis famílias que ali vivem. A ironia e a acutilância habituais de Saramago imiscui-nos no microcosmos que a fauna humana daquele prédio representa.


Apesar de já tanto ter sido dito sobre José Saramago, aqui fica uma brevíssima biografia.
 Nasceu na Golegã, a 16 de novembro de 1922 e morreu em Lanzarote, a 18 de junho de 2010, onde vivia, em segundas núpcias com Pilar del Rio. Foi escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta. Ganhou, em 1995, o mais importante prémio da língua portuguesa, o Prémio Camões, e, em 1998, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. Posicionou-se, na vida, como ateu, comunista e ibérico.

4 comentários:

  1. Ana C., boa noite!
    Precisamente por se ter posicionado como ateu, comunista e ibérico, é que foi odiado por muitos.

    José Saramago, foi sem duvida um grande Homem e escritor.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!

    Começo por dizer que Saramago é para mim o melhor escritor Português - e um dos melhores a nível mundial.

    E o primeiro encontro com ele não foi nada fácil,confesso: naquela jangada à deriva, onde faltavam as preciosas balizas que ajudassem a navegar no meio daquele emaranhado mar de letras.Mas ainda assim foi um enorme prazer. Depois as viagens com ele pouco a pouco foram-se tornando mais fáceis, e cada vez mais agradáveis, acabando no dorso dum elefante,confortavelmente instalado...

    Boa escolha; até à próxima.

    Vitor

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ana, bom Domingo para si!
    Parabéns pela oportunidade desta publicação e por nos relembrar a incontornável, por excepcional, figura da literatura portuguesa! Curioso, terá reparado que, como na sua esmagadora maioria hoje, já várias décadas atrás, as editoras não acolhiam o que ainda não é conhecido - como se fosse possível conhecer-se quem não é divulgado/publicado!...
    Beijinho
    jc

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente só li 2 livros de Saramago. Mas precisamente esses 2, fazem parte das minhas leituras preferidos de sempre.

    Não tenciono ler este Claraboia tão cedo, pois tantos dele tenho pela frente para ler.

    Boas leituras,

    silenciosquefalam.blogspot.com

    ResponderEliminar