... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

domingo, 12 de agosto de 2012


UMA FAZENDA EM ÁFRICA 

            Em meados do século XIX, um grupo de colonos portugueses, saídos de Pernambuco, funda uma colónia agrícola, no sul de Angola. Começa aí, praticamente, a colonização de Moçâmedes. Somos guiados por uma África inóspita, dura, cruel para os nossos padrões culturais, mas também geradora de sentimentos e emoções enternecedores. É-nos também feito um belíssimo retrato da Lisboa da época, no que respeita à sua vida social e política.
Entre um cheirinho a África Minha, no romance entre os protagonistas, e algumas personagens queirosianas, preferi Pascoal e Eva pela simplicidade e intensidade da sua história, mas também pelo seu dificilmente adivinhado fim trágico. Aliás, não me agradou o final da história, não tanto pelo conteúdo, mas pela forma. Uma história tão empolgante merecia, creio, um final mais forte.



João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Doutorou-se em História, na Universidade de Lisboa, tendo aí lecionado História de África, nos anos 90. Escreveu vários artigos sobre história colonial e vários livros publicados em Nova Iorque e Oxford. Em 1987 integrou o Instituto de Investigação Científica Tropical, como investigador, tendo sido Presidente do Conselho Científico desse instituto em 2007-2008. Em 2010 lançou o seu primeiro romance histórico OS Dias da Febre.

Sem comentários:

Enviar um comentário