... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A estopa ao pé do lume …
        
              O rumor das vozes que se afastavam ainda era percetível quando, a poucos metros dali, começou a ouvir-se um crepitar ligeiro.
              A estopa esticou um pouco uma ponta do seu tecido e, espreitando por entre os ramos secos do arbusto, vislumbrou umas fagulhas raras. Curiosa, arrastou-se para fora do arvorezita para observar a ténue luz.
              Também esta, ainda em fogo lento, se apercebeu da discreta presença do tecido e pareceu ganhar mais vida. Alimentava-se de uns poucos ramos ressequidos que por ali jaziam e, à vista da estopa, espevitou-se mais. Sempre era uma novidade, um entretenimento.
              Ela, atraída pela luz e pelo som do ainda pequeno lume, aproximou-se mais um pouco. Cuidadosamente, claro. Sabia bem o previsível triste fim que a esperava se se acercasse demasiado.
              A aproximação do tecido agitou o lume que engrandeceu, crepitando, agora, em fogo vivo, com chamas altas e fortes. Saberia a estopa o perigo que a esperava ao brincar com o fogo? Não pretendia fazer-lhe mal, mas o pedaço de tecido não arrepiava caminho e a tentação de o usar como combustível era imensa. O perigo era mútuo, já que também ele, sem outra fonte que o alimentasse, se consumiria no tecido. Por que não voltava para trás?
              Atraída pelo calor do lume, a estopa continuava a aproximar-se. Tinha a certeza de saber onde parar para não se queimar. Era um paninho com lume no olho: esperto, vivo, perspicaz.
              Já sem controlo, o braseiro ardia, agora, num crescendo de vaidade, atraindo para si a confiante e orgulhosa estopa que presumia conseguir escapar quando quisesse.
              A um golpe de fogo um do outro, ambos testavam os seus limites, desafiando-se ...
 

              (Gosto de narrativas abertas … permitem tantas conclusões!)Novo



 


Tentativa de phis


 




2 comentários:

  1. Como poderia ter dito Mário-Henrique Leiria, "é o que acontece às estopas, quando se põem a brincar com o lume".

    Eu diria que esta ainda irá suar as estopinhas.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!

    Situações como estas normalmente acabam "mal"; ou "bem", consoante o ponto de vista...Só resta saber se o Diabo chegou e soprou ... como lá diz o ditado.
    Bom fim de semana
    Vitor

    ResponderEliminar