... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

 
O PRÉMIO
     
       Retrato da época que precedeu a queda do socialismo em Espanha. Um thriller no mundo da literatura, que solicita toda a nossa atenção para personagens e acontecimentos reais. De difícil leitura para quem não tem conhecimentos seguros sobre a época e o mundo dos livros, mas interessante pela ironia com que apresenta quase todas as personagens.
Manuel Vásquez Montalbán nasceu em Barcelona, em 14 de junho de 1939 e morreu em Banguecoque, na Tailândia, em 19 de outubro de 2003. Foi escritor, jornalista, poeta e novelista. Teve como orientação política o comunismo. Criou o detetive Pepe Carvalho, protagonista de uma série policial.

 

2 comentários:

  1. Olá, Ana!

    "O Prémio", só conheço o escrito por Irving Wallace; acerca dos bastidores da atribuição do Nobel,na Suécia - com mais um caso amoroso e muita intriga lá pelo meio, como condimento.
    Quanto a este, parece interessante, e pode ser que um dia "lhe deite a mão"...Fica tomada a nota.Obrigado pela sugestão.

    Boa semana; um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!

    Lembro-me de ter gostado, e de o ter lido a bordo, enquanto estávamos a navegar: "ages ago now...".E de que também terei estranhado a "abordagem pouco respeitosa" por parte do autor em relação a figuras tão importantes da sociedade...Pura ingenuidade - acrescento eu...
    E também lembro que foi um grande êxito na altura, e um "must" como agora fica bem dizer-se.

    E já agora, conhece o "Juizo Universal", de Giovanni Papini,?
    Este, que pertencia à biblioteca de bordo, de tanto dele gostar e da demora em lê-lo, "esqueci-me" de o devolver...

    Um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar