... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CASTELOS NO AR



     Era uma vez um castelo no ar.     


    Tal como acontece com qualquer obra arquitectónica que se preze, a ideia tinha sido concebida há muito, muito tempo atrás. Mas, tratava-se meramente de um esboço, uma ainda quase-ideia nebulosa, imprecisa, mal definida. Nenhum dragão o guardava, nenhuma chave o encerrava.
     A certa altura, porém, certo viajante por ali passou e uma pedra assentou. Por graça, a arquitecta outra pedra acrescentou. E, assim, a ideia começou a ganhar forma, a ganhar corpo. Pedra a pedra – ambos tinham guardado todas em que tinham tropeçado, nos seus caminhos -, os talhos do castelo foram-se tornando consistentes. Construído com vagar, com paciência, a cada dia que passava as altaneiras torres iam tomando cor. Tudo à sua volta se ia iluminando. Viajante e arquitecta compuseram um arco-íris que pintava as paredes do castelo com cores impensáveis. À noite, estrelas flamantes riscavam o céu, cavalgavam sonhos e incendiavam o cenário idílico, envolvendo o castelo em luminárias resplandescentes.
     Mas, a dado momento, vago, e cuja inexactidão não interessa aos nossos leitores, a luzência que cercava o castelo começou a dissipar-se. A princípio mal se notava. Era apenas uma ligeira poeira que obstruía, tenuemente, a luminosidade. Como se tratava de algo pouco perceptível, ninguém se preocupou em indagar a causa de tal alteração. E, assim, a poeira foi-se adensando, lentamente, sitiando o castelo numa bruma espessa, cinzenta. O arco-íris empalideceu até se desvanecerem, por completo, as suas cores. As estrelas, desiludidas, foram-se extinguindo. Em pouco tempo, o castelo no ar voltou ao estado primário de esboço impreciso, uma quase-ideia nebulosa.
    Era uma vez um castelo no ar.


2 comentários:

  1. Pois é, às vezes acontece, por muito que se tente manter as paredes de pé... Seja por que razão for.
    Um grande beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana C., agradeço que tenha se ocupado em me dar o direcionamento de seu novo "canto". Ultimamente, tenho me dedicado pouco à escrita, a rotina do trabalho vem me consumindo demasiadamente. O tempo livre que sobra me encontra exausto. Fico muito feliz que continue a visitar o Tipo Escrito. Espero retomar os contos o quanto antes.

    Um abraço e parabéns pelo blog,
    Alexandre Cunha.

    ResponderEliminar