... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

sexta-feira, 2 de março de 2012

AMO-TE POEMAS PARA GRITAR AO CORAÇÃO


Estive, ontem, num encontro com o escritor João Manuel Ribeiro, senhor de trato afável, que cria uma proximidade fantástica com os seus interlocutores, fruto da simplicidade que caracteriza os homens que, de facto, possuem um dom. Segundo as palavras do escritor, a sua primeira paixão é ler, a segunda escrever, a terceira estudar e a quarta … não fazer nada! Uma ordenação, no mínimo, interessante!
Transcrevo, aqui, um dos belíssimos poemas, do belíssimo livro “amo-te poemas para gritar ao coração”. Profundo, doce e simples!


NO ATALHO DAS TUAS MÃOS
Andei pela bainha dos dias
costurando paisagens
colhendo suspiros
sorrisos
palavras breves
frutos para trincar em horas azedas

corro hoje
despido pelos trilhos da tua pele
rindo muito
fazendo-te cócegas
soletrando afagos
e perdendo as mãos
no atalho das tuas mãos



João Manuel ribeiro nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1968.
É licenciado em Teologia e mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, com uma tese sobre "Um Itinerário da Modernidade em Portugal - A Evolução Espiritual de Antero de Quental". É também mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com dissertação sobre “A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das Orientações Curriculares às Decisões Docentes”. Nesta mesma Faculdade prepara tese de doutoramento em Ciências da Educação sobre “A Poesia na Escola – Organização do Ensino e Compreensão da Literariedade”. Aliás, como diz o escritor, uma das suas paixões é estudar.
Recentemente tem-se dedicado à escrita para crianças, dinamizando oficinas de escrita criativa e encontros em escolas.
Para crianças publicou: Estrela e Príncipe da Paz (2005), O Encanta Pardais Voador (2006), O Natal do Ratinho Daniel e outros versos (2006), Rondel de Rimas para Meninos e Meninas (2008), A Menina das Rosas (2008), (Im)Provérbios (2008), Poemas da Bicharada (2008), Um, dois, três - Um mês de cada vez (2008), Poemas para Brincalhar (2009) e Alfabeto de Adivinhas (2009), Pontos sem nó (2009), Gémeos (2009), A Casa Grande (2009), Romanceiro de Natal (2009, com Vergílio Alberto Vieira).
Publicou ainda os seguintes livros de poesia: Regras do mel e da flor (2002), Amores quase perfeitos e outras arritmias (2002), Livro de Explicações (2003), A circulação precoce dos relâmpagos (2007), O Anjo acocorado (2009), Trajectória inconsútil do desejo (2009).

2 comentários:

  1. Também acho curioso que o autor classifique as suas paixões pela ordem referida, para depois nos presentear com um poema de amor tão belo.
    Diria, mesmo considerando o nome do seu livro referido, que o mesmo primoreia o amor.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!

    "Ou a descrição com muita ternura de um percurso de vida feliz", dito de forma apaixonada.

    Até à próxima
    Vitor

    ResponderEliminar