... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

domingo, 27 de janeiro de 2013


HISTÓRIAS E MORAIS

132 pequenos contos apresentados num registo aparentemente infantil.  Têm a particularidade de não recorrerem a qualquer género de pontuação.  Alguns episódios apresentam uma moral, outros não e outros registam uma moral aparentemente absurda. Socialmente incorreto, cheio de bom humor, inesperado, o “enredo” subverte todas as expectativas.

José António Franco nasceu em Coimbra. É licenciado em Filologia Germânica. Professor, poeta e ficcionista, tem-se dedicado à didática da poesia, trabalhando essencialmente com crianças do Ensino Básico, e sobre essa experiência tem realizado conferências e acções de formação para professores e educadores.
Bolseiro Fulbright (Comissão Cultural Luso-Americana), na State University of New York, College at Potsdam, 1979.
Em 1990 foi galardoado no Prémio Alves Redol de Revelação de Conto, aquando das Comemorações de 50 anos de Gaibéus de Alves Redol.
Venceu o X Prémio de Conto Joaquim Namorado (1993), instituído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
            Em 1997 foi galardoado pelo Instituto de Inovação Educacional no Concurso "Experiências Inovadoras no Ensino" pelo projecto A Poesia como Estratégia.
 
Algumas publicações: "Paisagens Sem Nome" (1993); "A Arte Do Regresso" (1998); "A Poesia Como Estratégia" (1999); "Histórias e Morais" (2005); "Versos De Respirar" (2009); "O Melro Envergonhado" (2011).

 



1 comentário:

  1. Olá, Ana!

    Numa época em que o "politicamente correcto" dita leis, é sempre refrescante ler alguém que pelas mesmas não se sente intimidado e diz o que lhe vai na mente.

    Um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar