... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


SAUDADE

     Esta noite tem o diâmetro de um campo que demora uma canseira de pernas a rodear. Lá fora, o silêncio pela rua carrega um bêbedo.
     Nas horas paradas da noite caminho dentro de mim. Trago comigo todos os caminhos do mundo.
     Esta mão gelada sobre o coração e a saudade que não cabe nele, escorre pelos olhos. Corda do tormento, enrolada na tortura da dor, nó cego na alma a dizer para onde quer voltar, fome de comer a presença que falta.
     A saudade dói como um murro no estômago. O coração para e a tristeza sobe à garganta, bem apertada, até que as lágrimas vêm em nosso auxílio. Depois, fechamos os olhos e aceitamos. Mas dói aceitar.
     A saudade não se cura. Suaviza-se. Só que, um dia, quando já não nos lembramos, acaba por voltar em pezinhos de lã.
     O passado é um armário cheio de esqueletos e fantasmas…

2 comentários:

  1. Olá, Ana!

    Por aqui a inspiração parece correr a rego cheio; talvez que resultado do mau tempo lá fora, da melancolia que gera, e que nos leva a virar para dentro.Ou porque para aí, surrateiramente, nos conduziu o pensamento - sem nosso consentimento.
    Estou de acordo; saudade não se cura, a menos que se elimine a causa que a alimenta...feito que nem sempre está ao nosso alcance, por depender doutros que não nós mesmos...Será assim como que úlcera que se instala no coração, e nos vai roendo - tantas vezes sem cura nem mezinha...

    E deixando este tom assim tristinho, a propósito deste bem escrito e sentido texto, já agora acabo com uma sugestão de leitura a título de retribuição pelas muitas que aqui encontro.
    Já leu a "Vida de Pi"? Dos últimos poucos livros que li ultimamente, este ficou-me na mente:Achei delicioso, cheio de criatividade - e cheguei ao fim sem conseguir perceber se o que lá contem será realidade ou ficção...o que para o caso também não é o mais importante - já que o que mais conta é ter-se gostado da obra lida - e eu gostei muito.

    E obrigado pelo comentário simpático; boa noite e bom fim de semana.
    Um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!

    Obrigado pelo link; agora só me falta fazer umas pipocas, e depois pôr a correr o filme...

    Boa noite, e bom fim de semana.
    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar