... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

domingo, 9 de junho de 2013


AS TRÊS MULHERES DE SANSÃO

    
        O livro é constituído por duas novelas, a primeira das quais lhe dá o título. Essa conta-nos a biografia amorosa de Sansão, retratando três figuras de mulher. A segunda novela apresenta-nos uma história de província, cujas personagens e cenários nos transportam para um Portugal distante no tempo, mas facilmente reconhecível nas palavras do autor.

Aquilino Ribeiro nasceu em Sernancelhe, Carregal, em 13 de setembro de 1885 e morreu em Lisboa, em 27 de maio de 1963. Foi um dos mais fecundos romancistas de primeira metade do séc. XX, tendo publicado com regularidade e êxito junto do público e da crítica. Maçónico, anarquista e apoiante dos regicidas, dividiu a sua vida entre Lisboa, Paris e Alemanha. Optou por uma literatura de tradição, usando uma linguagem vernácula, cheia de provincianismos. No entanto, por ter procurado, sistematicamente, uma renovação contínua de temas e processos, não pode ser enquadrado em nenhuma das escolas e tendências da sua época.

1 comentário:

  1. Olá, Ana!

    Não me lembro de ter lido algo de Aquilino Ribeiro; que ao que parece tinha tanto de escritor como de espírito errante e aventureiro.
    De momento estou entregue a leitura mais levezinha, um daqueles que se pega e larga sem nunca perder o fio da meada, nem a vontade de continuar: "As Rosas de Atacama".

    Obrigado pelo comentário simpático.

    Boa semana; um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar