... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

quarta-feira, 20 de março de 2013


ABRAÇO

            Na compilação de textos publicados ao longo de dez anos, José Luís Peixoto escreve sobre si próprio, sobre a sua vida, partilha a sua intimidade, os seus pensamentos, os seus segredos, deixando abertura para que decidamos sobre algumas situações que não define. Reflete, no fundo, sobre uma grande diversidade de temas. O título do livro é excelente, já que aproxima o escritor dos que o tocaram, mas também do leitor, num abraço de vida. Lamentavelmente, terminei a leitura.           

José Luís Peixoto nasceu a 4 de setembro de 1974, em Galveias, Ponte de Sôr. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão pela Universidade Nova de Lisboa. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas num vasto número de idiomas e estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, recebeu o Prémio Literário José Saramago com o romance Nenhum Olhar, que foi incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007, tendo também sido incluído no programa Discover Great New Writers das livrarias norte-americanas Barnes & Noble. O seu romance Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Outra Mirada, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha, em 2007. Em 2008, recebeu o Prémio de Poesia Daniel Faria com o livro Gaveta de Papéis. Os seus romances estão publicados na Finlândia, Holanda, no Brasil, nos Estados Unidos, entre outros países, estando traduzidos num total de vinte idiomas. 

1 comentário:

  1. Olá, Ana!

    Já vi que ele é um seu autor predilecto. E de tanto nele falar acho que me despertou a curiosidade - e um dia destes vou à procura dele: do livro, claro...
    Um abraço
    Vitor

    ResponderEliminar