... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

domingo, 18 de dezembro de 2011

AS SERVIÇAIS


 A ação passa-se em Jackson, Mississipi, época em que a segregação racial acicata a luta pelos direitos civis dos negros. Tendo como base a relação entre as criadas afro-americanas e as patroas brancas, a autora traça retratos fascinantes de mulheres bastante díspares entre si e que desempenham diferentes papéis sociais. Uma mulher branca, de classe social elevada, mas completamente distinta das amigas fúteis, sobretudo no que respeita a aspirações de vida, escreve um livro sobre as relações estabelecidas entre criadas e patroas, em coautoria com algumas mulheres negras, inteligentes e algumas até instruídas, todas exemplos de coragem, mas que são diariamente sujeitas a humilhações, vexames, indiferença e desprezo por parte das senhoras brancas.
Ressalve-se, ainda, outros temas trabalhados na história e de extraordinária importância, tais como a violência doméstica, a necessidade de ensinar o Bem às crianças, todos os dias, como única forma de construção de uma sociedade de facto justa e o poder dos livros e da escrita.
Tanto a história como as histórias que a compõem são escritas por múltiplos narradores, técnica difícil por permitir, facilmente, que o leitor menos treinado se perca, o que não é, de todo, o caso.
História com histórias de afetos e esperança. Uma leitura emocionante sobre um tema que, infelizmente, se mantém bastante atual, embora com contornos diferentes, mais sórdidos, porque, muitas vezes, mascarados de necessidades políticas prementes, questões geográficas, alfandegárias e outras quantas do mesmo tom segregativo.
Um livro algo autobiográfico já que a própria autora refere, em nota final, ter-se inspirado na sua própria criada negra e na relação de ternura criada entre ambas.


Biografia
Kathryn Stockett nasceu em Jackson, Mississipi, em 1969, e tem 4 irmãos. Licenciou-se na Universidade de Alabama, em Inglês e Escrita Criativa. Até 2001 viveu em Nova Iorque, onde trabalhou no mercado editorial, na publicação de revistas e marketing. Agora vive em Atlanta, com o marido e a filha. The Help é o seu primeiro romance.

Sem comentários:

Enviar um comentário