... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A ÚLTIMA VIAGEM DE COLOMBO


Num relato rico e fluente, apresenta-se, nesta mistura de romance histórico e biografia, o lado humano do carismático marinheiro Cristóvão Colombo. Figura enigmática, homem de visão, aventureiro, pai, amante, tirano e herói.
Martin Dugard inicia a pesquisa ao serem encontrados os destroços do La Vizcaina, um dos quatro navios da última e quarta viagem que Colombo fez ao Novo Mundo, na tentativa, infrutífera, de encontrar o caminho marítimo para o Oriente. Tratou-se de uma viagem épica cheia de tempestades, motins, guerras e um naufrágio dos quais Colombo escapa com muitas dificuldades. Morre dois anos depois do seu regresso a Espanha, rico, mas injustiçado.

Martin Dugard vive em Orange County, na Califórnia e escreve para várias revistas, tais como Esquire, Outside, Sports Ilustrated e GQ. Escreveu  No Coração da África (2004), As Aventuras do Capitão James Cook, entre outros.

1 comentário:

  1. Olá, Ana!

    Vejo que se interessa por temas ligados ao mar, e aos descobrimentos.Eu também, embora ultimamente tenha lido muito pouco, com um livro que nunca mais chega ao porto de destino relativo ao Capitão Cook, dum outro escritor que não este.

    Quanto a Colombo, não se sabendo de fonte segura onde terá nascido, colheu os louros que não mereceu já que não foi ele quem descobriu o continente Americano, embora a História tal feito lhe tenha sido atribuído ... Ainda assim, foi certamente um dos maiores navegadores da altura.


    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar