... pelo simples e indelével prazer da leitura e da escrita!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O ÚLTIMO SEGREDO


Um considerado historiador e criptanalista português vê-se envolvido numa trama urdida por uma organização “lateral” da igreja católica – a P2 – e uma seita religiosa extinta há dois mil anos – os sicarii. Tomás Noronha viaja de Itália até à Irlanda, passa pela Bulgária e, finalmente, quase perde a vida em Israel, na tentativa de desvendar um segredo que uns pretendem expor, outros esconder: a verdadeira identidade de Jesus.
Como ficção parece-me um excelente thriller, bem estruturado, criando o suspense necessário e revelando um final entusiasmante. No entanto, José Rodrigues dos Santos e o Secretariado Nacional Pastoral da Cultura envolveram-se em acesa discussão acerca do polémico assunto, o que levou à troca de comentários entre crentes e não crentes e a uma reflexão da sociedade acerca do cristianismo. 


José Rodrigues dos Santos nasceu em Moçambique, em 1964. Começou a sua carreira como jornalista, em Macau, na Radio Macau. Licenciou-se e doutorou-se, posteriormente, em Comunicação Social, na Universidade Nova de Lisboa, em 1987. Foi trabalhar para londres para a BBC e regressou a Portugal, em 1990, para a RTP. Colaborou com a CNN de 1993 a 2001. Ganhou vários prémios académicos e jornalísticos. Para além de jornalista é professor de ciências da educação e escritor.
Escreveu:
A Ilha das Trevas (2002)
A Filha do Capitão (2004)
                O Codex 632 (2005)
A Fórmula de Deus (2006)
O Sétimo Selo (2007)
A Vida num Sopro (2008)
Fúria Divina (2009)
Conversas de Escritores (2010)
O Anjo Branco (2010)
                                                                                                   O Último Segredo (2011)            

Sem comentários:

Enviar um comentário